Pároco: Padre Hélio da Cunha

Data de Nascimento: 05 de outubro de 1949

Data de Ordenação Sacerdotal: 11 de julho de 1981

Lema de sua Ordenação Sacerdotal: “As colinas poderão vacilar e as montanhas abalar-se, mas meu amor por ti não se acabará jamais.” Disse o Senhor! Is. 54,10

Padre Hélio é natural de Antônio Carlos/SC, filho de Emílio Miguel da Cunha e Lída Tomázia de Freitas da Cunha, tem 9 irmãos e desde os seus 12 anos de idade está envolvido nas atividades da Igreja.

Como ajudante de missa, coordenador de coroinhas, de equipes de catequese, de liturgia e Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, Pe. Hélio pode conhecer, junto ao Vigário Padre Alfredo, a beleza da Vida Sacerdotal e o quanto é agradável servir a Deus nos irmão.

Após muita reflexão, em 27 de fevereiro de 1972, Padre Hélio iniciou seu caminho ao Sacerdócio, ingressou no Seminário de Azambuja – Brusque/SC. Foram anos de muito estudo, aprendizado, trabalhos realizados e amizades adquiridas.

Foi ainda durante este trajeto que Padre Hélio conheceu através do Padre Orlando Brandes, hoje Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, o primeiro Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis. Na RCC ele encontrou o sustento para sua vida ministerial.

Como Seminarista e como padre, pregou muitos retiros, em dias de louvores com Maria, dias de Pentecostes, experiência de oração, aprofundamento dos dons do Espírito Santo e Missas Carismáticas. Dirigiu ainda muitos grupos de oração. Tudo isso não apenas na Arquidiocese, mas por todo o estado e até fora dele.

No dia 11 de julho de 1981, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Carlos, sua terra natal, Padre Hélio foi Ordenado Sacerdote da Igreja por Dom Afonso Niehues. Sua primeira Santa Missa foi realizada no dia seguinte a ordenação, 12 de julho.

Trajetória sacerdotal

De 20 de julho de 1981 a 26 de dezembro do mesmo ano, exerceu o Ministério Sacerdotal na Paróquia de São José, na grande Florianópolis/SC;

No dia 27 de dezembro de 1981 tomou posse como Vigário Coordenador da Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Itajaí/SC.

Em 13 de fevereiro de 1983, foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Navegantes/SC.

No dia 05 de dezembro de 1989, foi empossado como Pároco da Paróquia São João Evangelista, em Biguaçú/SC. Onde após três meses, com depressão, precisou se afastar para tratamento em Curitiba.

Ao retornar em abril de 1990, foi transferido novamente para a Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Itajaí/SC. Desta vez nomeado como Vigário Paroquial. A missa de posse aconteceu no dia 08 de abril de 1990.

Em 02 de janeiro de 1991 foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Itajaí/SC. Sua Missa de Posse aconteceu no dia 05 de janeiro de 1991.

No dia 12 de janeiro de 2003 após 12 anos em Itajaí, Padre Hélio toma posse como Pároco da Paróquia Santo Antônio, em São José/SC.

Passados mais 13 anos, tomou posse no dia 22 de janeiro de 2016, dos serviços pastorais do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí/SC.

Atualmente Padre Hélio é Pároco da Paróquia São José e Santa Rita de Cássia, Jardim Atlântico – Florianópolis/SC.

Homenagens Recebidas

Em Navegantes – Título de Cidadão Navegantino.

Em Itajaí – Título de Cidadão Itajaiense

Em São José – Título de Cidadão Josefense.

Ainda em São José Padre Hélio da Cunha recebeu dois Títulos na Assembleia do Estado de Santa Catarina. O primeiro um Diploma de Reconhecimento, pelos inúmeros trabalhos sociais prestados ao estado de Santa Catarina. O segundo foi uma Comenda do Legislativo Catarinense de Gratidão, por todo o bem realizado durante os quase 40 anos de Vida Ministerial Sacerdotal.

“Amo muito a Deus, a Nossa Senhora, amo muito a Igreja e o Evangelho.
Amo o meu povo, minha gente.
Por isso sou Sacerdote, digo sempre: Aqui estou, envia-me!
Com Deus tudo é diferente.”
Padre Hélio da Cunha.